top of page

No Man's Sky, uma promessa e inúmeras falhas

Bom, sei que não é o melhor jeito de começar um blog, mas nada como falar mal de algo que merece mesmo que isso não vai resolver nada, não é?

E3 de 2014, um cara franzino sobe no palco da Sony e apresenta o que seria um dos jogos mais esperados dos últimos anos, com toda uma revolução vinda de um estúdio formado de 20 pessoas, a Hello games, conhecida antes por jogos minúsculos nos apresenta uma promessa de universo infinito chamada No Man’s Sky.

A promessa iniciada com gameplays e imagens e entrevistas que o maravilhoso Sean Murray nos presenteava foi carregada ao longo de 2 (longuíssimos diga se de passagem) anos, acumulando mais e mais hype sobre a comunidade gamer e principalmente sobre mim, desde o primeiro dia eu dizia que aquele jogo seria o melhor jogo do mundo e se tornaria o meu favorito quando lançasse. Com bilhões e bilhões de planetas desérticos, com florestas, rios, oceanos, congelados, com flora e fauna únicas, relevos incríveis, cavernas, naves espaciais, bases espaciais, raças alienígenas, comércio, algo tão grande que a chance de encontrar outra pessoa era quase inexistente, gangues galácticas, e o maior de todos os mistérios, o que diabos há no centro da galáxia???? Uma representação da terra? Algum prêmio? Algo que eu não imaginaria?

Olhem essas imagens pré-lançamento, olhe as imagens inclusive na capa do jogo, NA CAPA DO JOGO, olhem essa fucking floresta, esses efeitos, parece que se ta no meio da Amazônia com um dinossauro do teu lado, é bando de bicho correndo feliz da vida, parece que você vai se perder no meio da mata, aí se entra na nave, mata uns piratão, entra nas gangues, faz comércio, vê umas naves lindíssimas com características DIFERENTES: naves de exploração, de cientista, de piratas espaciais, de carga, volta pro espaço e procura outro planeta, e claro, outro incrível pra se mostrar pro público, e mais promessas, e mais e mais e mais, mais….. Tudo o que eu disse aqui você pode pensar em muito mais porque muito mais foi prometido, e tudo isso feito randomicamente por matemática sem ter um único loading, entrando e saindo de atmosferas SEM LOADINGS.

2 dias antes do lançamento, vejo o jogo a 165 reais, meio caro, só que mais barato que outros jogos de ps4, e pelo que eu esperava ia valer totalmente a pena. Então contrariando meu preconceito com pré-vendas (existente desde que comprei watch dogs em pré-venda que foi outro arrependimento), comprei o jogo e esperei feliz até o dia de chegar. O glorioso dia chega, o jogo é instalado e tá pronto, nesse momento já havia visto alguns vídeos e tudo mais, mas nada que houvesse tido tanto efeito pra minha decepção.

As primeiras horas foram incríveis, as descobertas das naves, dos elementos químicos, das raças alienígenas e seus idiomas, comércio e tudo mais. Só que passaram-se essas 5/6 horas (no máximo), acabou, simplesmente tudo o que eu esperava acabou nessas horas, e o tanto de decepção que cai quando você descobre as coisas que ele não possui é imensa. Não é sem motivo o tanto de rejeição que esse jogo levou após seu lançamento, sendo ele proporcional (ou até maior) ao seu hype.

Primeiro, ONDE DIABOS ESTÃO OS PLANETAS QUE TODO MUNDO VIU NOS TRAILERS? Cara, o primeiro planeta que eu fiquei, era gelado, e tinha umas graminhas e umas árvores vermelhas, uns 3 bichos passando e tals, serviu muito bem para as primeiras horas, mas depois disso eu queria mais. Quando eu saí desse planeta e fui ver os outros do meu sistema, tinha um que era uma pedra gigante sem vida, outro era só água e outro era montanhoso, mas tinha tanta parte com aquele relevo renderizado padrão que não servia para nada que não valia a pena uma estadia ali. E eu gastei muitas horas buscando outros sistemas e outros planetas que pudessem ser pelo menos parecidos com algo que eu vi no trailer, buscando uma experiência com combate (que aliás foram todas frustradas porque os inimigos me matavam com um tiro), com gangues ou simplesmente alguma que possa ser parecida com a que prometida.

Fui buscar vídeos no youtube para saber se era só comigo que estava acontecendo isso, e não me surpreendi quando todos estavam falando as mesmas coisas. Não existem planetas como aqueles, aquelas supostas classes de naves não existiam, suas diversidades eram minúsculas, um jogador encontrou o outro em menos de 3 ou 5 dias se não me engano, não havia oportunidades de alianças com NPC’s quaisquer, todos aqueles animais e florestas que os trailers e gameplays mostravam não existiam. O jogo é tedioso, o inventário ridiculamente mal projetado, bugs para todo lado, animais demoníacos e nenhum motivo para continuar jogando. Você aprende (forçadamente) a língua dos alienígenas, busca minério, objetos que não variam muito, bases que possuem a mesma textura gráfica, imensas áreas desertas e mais mil coisas que não foram cumpridas.

Mas apesar de tudo ainda existia um grande segredo, o centro da galáxia (que se não fosse por um vídeo no youtube eu nem saberia o que tem lá porque eu não gastaria meu tempo em ir) com seu grande mistério. E quando ele é revelado, o jogo afunda no lixo completamente fechando seu caixão, a resposta é: NADA, NÃO EXISTE NADA, VOCÊ VOLTA PARA MERDA DE OUTRA GALÁXIA, COM A MESMA BOSTA DE PLANETAS VAZIOS SEM NENHUM MOTIVO. E não é só uma vez não, quando você chega ao centro dela também VOCÊ VAI PARA OUTRA, E ISSO SE REPETE POR VÁRIAS VEZES, VÁRIAS VEZES.

Concluindo, toda essa review pode se resumir a uma palavra: Decepção. E serve de vez para consolidar meu preconceito com pré-vendas (tirando claro os jogos que já são “garantidos” como os da Rockstar por exemplo), sendo que partindo dessa compra eu parei de confiar em qualquer gameplay e trailers de E3. Uma verdadeira propaganda enganosa na cara dura, algo desonesto que poderia ter sido lançado como um projeto de algo que poderia ser grande (e é isso que ele é realmente, e que se fosse assim não seria alvo de tanta reclamação) e não algo pronto que foi prometido e instigado a 4 anos. Compre 165 reais em caldo de cana, mas não gaste com No man's sky. Um grande exemplo de como o marketing pode destruir (ou ajudar) algo que não é tudo oque parece.

Como roubar dinheiro de criança

Autores

Uma artista (em graduação), aquarelista, amante de Monet, adora animais e dona de um café (futuramente)

Um biólogo (quase), baixista, apreciador de boa música (questionável), player 1 e quase sempre entediado

Tag:
Nenhum tag.
Saiba Mais:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page